Entendendo: O Homem Duplicado

Dirigido por Denis Villeneuve, O Homem Duplicado (Enemy) é o tipo de filme que faz o espectador pensar e repensar cada cena e dialogo que o filme nos apresenta, para alguns, o filme é uma história maluca sobre dois irmãos gêmeos que se encontram e bagunçam um a vida do outro, porém, Enemy é um filme com mais profundidade do que você pode imaginar. Mas afinal do que se trata o filme? hoje destrincharemos o filme para você, e ele talvez venha a se tornar uma de suas obras favoritas.

O filme começa nos apresentando a noite conturbada de Anthony, quando apresentados ao personagem, vemos um misterioso homem  que está em um bordel, e de repente uma mulher esmaga uma aranha com seu salto alto, logo após, com um corte de câmera vemos o mesmo homem, dando aula de história em uma universidade. Ao decorrer dos primeiros minutos, percebemos que o homem vive uma rotina monótona, dar aula, corrigir provas e eventualmente transar com sua namorada, Mary (Mélanie Laurent). Depois de corrigir uma série de provas, o mesmo homem decide assistir um filme, e em certa cena ele encontra um figurante que é idêntico a ele, o homem começa a procurar o nome do homem nos créditos do filme, e depois de uma série de pesquisas descobre que o tal homem é Anthony, nesse momento percebemos que o homem visto na abertura do filme não é o mesmo homem com uma rotina monótona e vazia.

  Adam e Anthony
 enemy-2-2-1140x758

Uma das grandes curiosidades do filme, é se Anthony e Adam são ou não irmãos e a resposta é: Não! quando assistimos ao filme, e não prestamos atenção, podemos deduzir que o filme foca no drama de Adam, quando na verdade o filme foca na história de Anthony. A Resposta é que Anthony e Adam são as mesmas pessoas, Adam nada mais é que o subconsciente de Anthony, em vários momentos o personagem tem esse conflito consigo mesmo, um dos grandes motivos é sua incapacidade de ser fiel a sua mulher, Helen, que está gravida de seis meses, o mesmo Período em que “Adam” está dando aulas de história, a explicação para isso é que quando Anthony decide ser fiel a sua mulher e descobre que irá se tornar pai, o mesmo desiste de sua carreira de ator, e começa a dar aulas na universidade, isso explica o motivo de Helen chorar ao ver Anthony dando aula enquanto o mesmo pensava que era Adam.

 As Teias De Aranha.
 maxresdefault (3)

Em vários takes do filme são mostradas teias de aranha, e até mesmo uma aranha gigante, mas afinal o que elas significam? O significado das teias, são as mulheres na vida de Anthony, como já apresentado na primeira cena do filme, Anthony é um homem que gosta de viver a noite, com várias companhias diferentes, o mesmo é casado com Helen, que está gravida de seis meses,  um homem que não consegue ser fiel, e todas suas atitudes, na infidelidade e afins remetem a todos a seu redor, tanto a sua mulher gravida, quanto a sua mãe, que vive preocupada com seu estilo de vida boêmio.

As aranhas são simplesmente as mulheres que dominam a vida Anthony, quando o personagem conversa com sua mãe sobre Adam, ela diz que ele deve parar de acreditar em histórias de fantasia urbana, o personagem então decide nunca mais procurar Adam, e no take seguinte, é mostrado uma aranha gigante sobre a cidade, essa cena remete que a mãe de Anthony, é sua maior fonte de confiança, ela é a mulher que toma todas as decisões por Anthony, e sua palavra é lei.

 A morte de Anthony

Após sair com sua amante Mary, ambos tem uma briga e acabam sofrendo um acidente de carro fatal, essa cena remete a vontade de Anthony de ser fiel a sua esposa, cuidar de sua família, e ser o homem de família que ele precisa para seu filho que está a caminho, na mesma cena o diretor foca no vidro rachado da janela do carro capotado, a rachadura remete mais uma vez as teias de aranhas, mostrando que Anthony, nunca vai ser um homem fiel mesmo tentando se libertar do seu vicio com mulheres, o personagem talvez nunca consiga ser um homem fiel de família.

A cena final
 Screenshot_5

Quando Anthony decide sair novamente para trair sua mulher, o personagem tira sua aliança e fala que talvez irá voltar tarde para casa, após sair do banho, sua mulher diz que está tudo bem e que irá espera-lo em casa, após isso ela vai para o quarto do casal, quando Anthony vai se despedir de sua mulher, ele a vê como uma aranha gigante no canto da parede, pronta para atacar, essa cena mostra que Anthony nunca vai se livrar de sua mulher, e que a relação dos dois sempre será perturbada, focando mais uma vez que Anthony nunca terá a capacidade de cuidar de seu filho e abandonar seu vicio.

 

Enemy é uma das obras que não teve muito destaque entre o grande publico, devido a sua dificuldade de ser compreendido, amado pela critica o filme é considerado um dos melhores dos últimos anos, e é o cinema usado em seu auge, esperamos que após essa breve explicação, você, leitor, tenha se identificado um pouco mais com o filme que mudou alguns paradigmas do cinema atual.

Anúncios

15 comentários

  1. O filme é daqueles que vc tem que vê como se fosse um artigo pra resenha, vê uma vez de uma forma global, outra destacando os pontos importantes e por fim uma terceira resenhando cada parte!! Simples entendi ótimo o filme assim como está esplicacao!

    Curtir

  2. Ta bom… O filme por si nesmo fica meio que impossível de ser compreendido. Deveria vir com manual de instruções… Mas ainda bem que existe o Lâmpada Nerd. Mesmo assim não achei graça na razão das aranhas existirem, pois eu gosto de ficção científica… Me impressionei com a aranha gigante e com os takes da cidade.

    Curtir

  3. Embora eu consegui perceber em diversas partes que ambos eram a mesma pessoa, o filme foca muito em na trilha de suspense muitas vezes desnecessárias. Eu gostei da ideia, só não muito da execução, tipo de filme que eu fui levando com a barriga, diferente do outro filme Demolition e Mr Nobody que te prendem do início ao fim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s