Entendendo: Psicopata Americano

Dirigido por Mary Harron, Psicopata Americano conta a história de Patrick Bateman, um yuppie com tendências assassinas, que ao decorrer de seus dias começa a matar a todos ao qual não se identifica ou ojeriza, após um surto, Patrick começa a matar todos ao qual se opõe a ele, e acaba descobrindo segredos estranhos. Hoje vamos entender uma das obras mais famosas dos anos 2000 “PSICOPATA AMERICANO“.

Vaidade
Screenshot_3

Quando somos apresentados a Patrick, descobrimos que o mesmo é uma pessoa vaidosa, que gosta de cuidar do corpo, dando prioridades a sua “perfeita” pele, usando mais de 10 produtos por dia apenas para dar um status de superioridade ao personagem. O Verdadeiro significado da vaidade de Patrick é seu lado homossexual, embora muitos não saibam, Patrick é homossexual, e Mary, deixa isso bem claro em muitos momentos do filme, mostrando a vaidade do personagem, e em uma cena quando Patrick se encontra em uma situação Homoafetiva na qual o personagem fica extremamente nervoso.

Mortes
Screenshot_4

 

Ao decorrer do filme, vemos Patrick matar suas vítimas de variadas formas, desde uma serra elétrica, até um machado, a questão é que nenhuma dessas mortes realmente aconteceram no filme, todas são elementos visuais do filme, para explicar os sentimentos de Patrick, obviamente todas tem um papel significativo na narrativa, mas todas são um delírio do personagem. Um ótimo exemplo da paranoia de Patrick é a cena na qual o personagem está treinando enquanto assiste “O Massacre Da Serra Elétrica”, com toda a elegância da direção, vemos a referência de problemas mentais do personagem com sutileza em algumas cenas seguintes, quando sem motivo algum, Patrick mata uma de suas vítimas com uma serra elétrica.

Screenshot_7Screenshot_8

O Detetive
Screenshot_6

 Willem Dafoe interpreta aqui o detetive Donald Kimball, um detetive que tenta entender a morte de Paul Allen (Jared Leto), assim Kimball começa a aparecer para Patrick interrogando o mesmo, mas afinal, se as mortes não aconteceram porque Kimball aparece para interrogar Patrick?. Kimball nada mais é que a consciência de Patrick,em todos os momentos em que vemos o personagem em cena, ele se refere a coisas que mechem com Patrick, como suas músicas e artistas favoritos, e sempre com um sereno olhar o detetive deixa o personagem nervoso e pensativo.

Jean
American-Psycho-7

Jean, a secretária de Patrick é talvez um dos elementos mais humanos do filme, já que a personagem representa o lado Humano de Patrick, em certo ponto, Patrick a convida para um jantar mas antes disso os personagens se encontram no icônico apartamento de Patrick para que conversarem melhor, Patrick, cogita matar Jean, porém desiste e a manda embora. A escolha de Patrick remete a consideração que o personagem tem com sua secretária, que é uma das poucas pessoas que realmente se importam com o mesmo, dando conselhos e sempre estando ao seu lado, a cena em si é a única que mostra Patrick como um homem com sentimentos.

 Os Desenhos
Screenshot_10
 

No final, vemos Jean entrando no escritório de Patrick e encontrando sua agenda, nela vemos vários desenhos, que comprovam que Patrick não cometeu nenhum dos crimes mostrados no filme, e todos foram apenas ilusões e vontades da mente do personagem. outro exemplo claro, é a cena em que Patrick está no restaurante com sua noiva, e na mesa, vemos ele desenhando a mulher, qual ele “matou” com a serra elétrica.

Screenshot_9

 

 

Psicopata Americano foi um dos filmes que mais fizeram barulho no começo dos anos 2000, e continua fazendo até hoje, embora o filme seja muito datado vale a pena ter a experiência. Você pode assistir Psicopata Americano na Netflix.

Anúncios

Um comentário sobre “Entendendo: Psicopata Americano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s